Artigos por Dr. Daniel Valpaços

A “dor de costas” (lombalgia, dorsalgia, cervicalgia) é o campo de batalha de muitas especialidades médicas ou paramédicas: do reumatologista, ortopedista ao fisioterapeuta, fisiatra e claro o osteopata.

A abordagem terapêutica da Osteopatia é diferente pelo conceito e pela especificidade das técnicas utilizadas.

Diferente, por considerar que na maioria dos casos, a localização e os sintomas são a consequência adaptativa de desequilíbrios posturais e que o importante resulta no tratamento da causa cujo aliviara os sintomas.

Especifica, pelo vasto leque de ferramentas terapêuticas desde a manipulação vertebral às técnicas viscerais e cranianas.

Para todas as idades :

Na criança, a dor de costas é gerada pelo porte de uma mochila muito pesada, pelas repetitivas quedas, por uma escoliose e não deve ser desprezada apesar das dores de crescimento serem normais.

Nos idosos, as dores não são uma fatalidade, mesmo em casos de artrose ou osteoporose : técnicas suaves e adaptadas permitirão o alivio.

Esta abordagem não exclui nem substitui a sua medicação ou exames, e tem que ser utilizada em complementaridade pelas equipas multidisciplinares.

Diagnostico Osteopatico Especifico :

Tendo em conta a globalidade de cada individuo, a osteopatia trata as estruturas implicadas no aparecimento das dores. Por exemplo, as tensões mecânicas exercidas na zona lombar podem ser aumentadas ou provocadas por factores locais ou à distancia da zona dolorosa e de origens diversas :

-       tensões ligamentares abdominais

-       cicatrizes e aderências viscerais

-       sequelas de quedas, acidentes de viação

-       entorses de tornozelo ou joelho

-       assimetria da bacia ou “dismetria métrica funcional”

Os nossos hábitos gestuais, as nossas obrigações profissionais, o stress da vida moderna, a ergonomia, a falta de exercício são alguns dos motivos de dores vertebrais.

Nota : A Osteopatia não se substitui à consulta do seu médico e ao uso de medicamentos

Partilhe o nosso artigo e deixe o seu like !