Colchão : o inimigo das suas costas ???

E se eu lhe dissesse que dorme com o inimigo das suas dores de costas ? publicado na revista Zen Energy n°70 de Novembro 2014

 

Não obstante que não se trata da pessoa com quem partilha a sua cama apesar que dormir à 2 requer alguns requisitos específicos. Estamos como já terá percebido à falar do seu colchão, companheiro indispensável para um descanso nocturno.

É preciso relembrar que passamos cerca de um terço da nossa vida à dormir, sendo por isso um caso sério de ergonomia que influencia o seu sistema músculo-esquelético.

Quando acorda de manha sofre de dores de costas, sente-se mais cansado que ao deitar, as dores musculares e rigidez são diárias ? não será hora de  trocar o seu colchão ?

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Dormir é essencial para a recuperação do nosso corpo e da nossa coluna vertebral, sendo a posição deitada menos submetida à gravidade e ao peso do corpo com uma pressão nas articulações e discos intervertebrais de 20 kg/cm3 contra 150 em pé

Percebemos perfeitamente a importância da escolha de um colchão adaptado às suas costas, mais precisamente ao seu esquema postural. Como escolher o colchão é a questão mais solicitada em consultório, em especial frente à grande oferta de vários tipos de colchoaria.

Esta escolha baseia-se em numerosos critérios relevantes, variáveis com o seu uso ( cama de solteiro ou casal), a sua morfologia (altura e peso) e as suas preferências. É de facto importante realçar a ideia errada que um colchão duro é favorável às dores de costas.

 

Hora de acordar para um novo colchão?

A idealização de um investimento num colchão para a vida é de certo errada, é fundamental a substituição todos os 10 anos no máximo, sendo idealmente 7 ou 8 anos.

Se o seu colchão apresenta um rebaixamento, zonas com depressões, se persiste uma marca deixa pelo corpo são sinais de desgaste que devem alertar.

De um ponto de vista higiénico a mudança ao fim de 10 anos também se impõe: um corpo humano perde cerca de meio litro de agua cada noite em transpiração, imagine a falta de sanidade por mais sistemas de ventilação e tecnologias de absorção.

Um óptimo indicador de uso da sua colchoaria advém da sua qualidade  de sono : a procura incessante de uma posição confortável, mexer e remexer na cama com a sensação de acordar mais cansado que ao deitar é um sinal de excessivo desgaste do seu colchão e hora de acordar para um novo companheiro de sono.

 

Os vários tipos de colchão

Para cada um de nos, existe um tipo de colchão. Não receie a grandeza, para casais recomenda-se um colchão de 160x200cm permitindo uma liberdade de movimentos sem submeter o parceiro às consequências. Alias numerosos estudos comprovam que uma das principais causas do desconforto muscular durante o sono deve-se às reduzidas dimensões de colchoaria.

Além dos requisitos térmicos, tratamentos anti-ácaros, anti-microbianos e anti-alérgicos, destaco o meu interesse redobrado para a alma do colchão :  a sua suspensão, exigência primordial para a prevenção músculo-esquelética, mas isto já é defeito profissional.  Ao longo dos anos os materiais variaram, a lã artesanal foi decrescendo, os colchões de agua ou de ar permanecem  de uso substanciado. De facto, o mercado resume-se à três tecnologias : látex, molas e viscoelástico.

-       O colchão em látex natural ou sintético : apresenta vantagens interessantes em termos de conforto e sustento. O látex é uma matéria naturalmente elástica, aliando firmeza à macieza com varia zonas de conforto, adaptando-se adequadamente à coluna vertebral. A sua forte densidade entre 50 à 85kg/cm3 garante um sustento à toda à prova e ajustada à sua morfologia, a sua coluna vertebral é preservada. Este tipo de colchoaria vê a sua eficiência multiplicada com a aplicação de um sommier com laminas, tornando a sua acção mais localizada sobre as diferentes parte das suas costas. A sua longevidade e ventilação com alvéolos tornam-no como uma escolha acertada.

-       O colchão de molas : varia conforme o tipo de molas, tendo em comum oferecer uma boa ventilação.

As molas bicónicas, tradicionalmente usadas tendem à desaparecer. A morfologia do dorminte influi sobre a longevidade desde tipo de colchão onde mas cedo ou mais tarde sentira desagradavelmente as molas.

As molas multiespiras apresentam um sustento homogéneo, particularmente satisfatório,  apesar de não oferecer um independência de dormida.

As molas ensacadas, reúnem consenso com uma adaptação às diversas partes do corpo. Mais dispendiosos apresentam um grande conforto nas partes mais sensíveis do aparelho esquelético, óptima ventilação e perfeita independência.

-       O colchão viscoelástico, outrora denominados de espuma dividem-se em 3 categorias:

A espuma de polieter não se destina ao uso intensivo, firmeza reduzida, conforto e durabilidade menores. Única vantagem, seu preço, ideal para residência secundarias ou quarto de hospedes.

A espuma poliuretano é de certo de uma qualidade superior, densidade, firmeza e durabilidade mas o seu uso é desaconselhado numa ambiente húmido.

A espuma com memoria de forma é o alto de gama. A capacidade deste tipo e colchão à moldar-se às diferentes parte do corpo fazem dele o material ideal para utentes com problemas de costas. Pequeno bemol, além do seu preço, num quarto frio o colchão torna-se duro, por outro em caso de calor excessivo é asseguradamente um motivo de suor extremo.

 

Pense em grande

Os colchões não se limitam às dimensões padrões de outrora, os 160x200 e 200x200 reúnem um consenso absoluto : o tamanho, tanto largura como cumprimento, é um critério importante. Virar-se na cama sem acordar a sua cara metade, sem estar encolhido ou com os pés de fora garantem um sono reparador. Alias, para os casais com morfologias e necessidades diferentes, os fabricantes já propõem soluções “2 em 1” onde é possível adaptar cada lado do colchão sem optar por camas separadas.

O aumento da altura média dos portugueses estas ultimas décadas exige uma adaptação das mensurações do colchão, diga adeus ao adolescente de 15 anos numa cama de criança.

 

Aprender à dormir

Dormir não se resume à escolha de um colchão, precisamos em média de oito horas de sono para recarregar as nossas baterias.

A noite vai ser o espelho do seu dia e para isso : 7 conselhos para dormir melhor.

  • Crie um ambiente propicio : uma temperatura à 22°C, uma iluminação adaptada e roupa de cama aconchegante.
  • Defina horários : o nosso corpo necessita rotinas, além das 8 horas de sono para um adulto, harmonize horários  de refeição, de deitar, de se levantar. Sublinha-se que uma criança em idade escolar deva dormir 12h, passando para 10h à partir dos 10 anos e entre 8 à 9h na adolescência. Concedemos o 1° prémio do dorminhoco ao bebé com 14 à 16 horas de sono.
  • Evite as sestas : apesar do cansaço, não durma durante o dia, com o risco de alterar o seu ciclo de sono.
  • Adopte um estilo de vida saudável : a actividade física constitui um dos melhores reguladores de sono. Evite as refeições pesadas e a ingestão de álcool à noite.
  • Prepare o seu cérebro : é essencial que relaxe antes de dormir, televisões, computadores e consolas de jogo são à proscrever, uma vez que estimulam e retardam o sono.
  • Eleja a melhor posição para dormir : de lado(escolhida por 80% dos portugueses), é uma óptima posição permitindo uma respiração calma e uma coluna alinhada. O único cuidado é a espessura da sua almofada que deve ser igual à distancia entre o seu ombro e seu ouvido. Para potencializar os benefícios desta posição, coloque uma almofada entre os joelhos para relaxar a sua bacia.

Dormir de barriga para cima é uma atitude postural correcta, utilize uma almofada baixa para não criar um desvio da coluna cervical. Contudo nao é indicada para quem ressona ou sofre de apneia.

  • A sua almofada : deve assegurar que a sua coluna fique direita e numa posição natural. A melhor almofada depende de si, da sua morfologia, da posição de dormida.

 

Um terço da nossa vida à dormir demonstra um enorme interesse no colchão e na posição de dormida nos problemas músculo-esqueléticos e posturais. A nossa postura é fundamental para manter o equilíbrio da coluna vertebral, tanto à dormir, à conduzir, como na secretaria ou na pratica desportiva. Contudo as dores vertebrais são multi-factoriais, não considere que um colchão adequado ira elimina-las : anualmente realiza um check-up preventivo junto do seu médio, ortopedista, fisioterapeuta ou osteopata.

Para quem se recorda o “Vitinho” Boa noite porque já dizia Fernando Pessoa “Tudo o que dorme é criança de novo”. 

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