O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é uma medicina manual, que surgiu nos EUA, através do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), médico-cirurgião que anunciou os princípios desta terapêutica da medicina natural.

É um sistema autónomo e independente, consistindo no diagnóstico e tratamento de problemas estruturais e funcionais do corpo.

osteopatiaoqueeA osteopatia é a arte de diagnosticar e de tratar pelas mãos as disfunções de micro mobiliade dos tecidos do corpo à origem de perturbações funcionais. A osteopatia baseia-se na importância do aspecto mecânico do corpo e recorre à métodos de ajustes manuais para detectar e corrigir as disfunções funcionais de estrutura (aparelho músculo-esquelético), vísceras, crânio e sistema neurovegetativo.

Na osteopatia, não existe modelos nem receitas ou protocolos rígidos de tratamento, o tratamento é adaptado e centrado no paciente. O tratamento é baseado num exame clínico: um diagnóstico osteopático deve conduzir a um acto terapêutico, cujas técnicas manuais têm como objectivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculo-esquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo, em todos os seus sistemas.
Porem, o osteopata é qualificado para excluir patologias orgânicas e reorientar casos fora do seu alcance, e porque acreditamos num tratamento multidisciplinar faz parte integrante de uma equipa médica para obter a melhor resposta para o seu tratamento.

A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS ( Organização Mundial da Saúde).