AGENDAR consulta2

 

 

Osteopatia Desportiva

Osteopatia Desportiva

 

 

osteopatia desportiva, não é nenhuma corrente teórica e ainda menos uma subcategoria da osteopatia, é uma pratica especializada.
O Osteopata é um actor preponderante na construção de vitorias de um atleta, lhe permitindo analisar as suas capacidades máximas e adoptar uma atitude responsável em relação ao seu corpo.


O “atleta”, mais que os outros pacientes, solicita fisicamente o seu corpo além dos limites habituais, tanto no desporto de lazer como na alta competição. Seja o desportista amador ou de alto nível, partilham um objetivo comum : “preservar seu organismo”, prevenindo traumatismos e lesões sejam musculares ou articulares, otimizando as performances físicas e diminuindo o tempo de recuperação depois do esforço. 

 
 
 
 
A osteopatia intervém:
  • De forma terapêutica: num objetivo curativo face à lesões agudas e/ou crónicas e  traumatismos: entorse, tendinite, pubalgias, contraturas, dores musculares, etc...
  • De forma preventiva: num quadro de seguimento regular e adaptado aos objetivos do atleta: prevenção de lesões.Em preparação: preparar um jogo, uma competição em específico: estar à 100%.
  • Em competição: responder instantaneamente à necessidades imediatas com técnicas especificas de ajuste.
  • Na recuperação física (treino invisível) : preparar o regresso e eliminar o esforço do sistema respiratório, digestivo e muscular, o equilíbrio saúde.


 

Forte da nossa experiência com atletas de alto nível, criamos o “Osteopathic Sports Lab “, que segue diariamente futebolistas dos campeonatos profissionais, hoquistas da 1° divisão, ciclistas da Volta à Portugal, figuras do atletismo nacional etc etc ... que procuram na osteopatia os elementos essenciais na deteção e prevenção de futuras lesões, ajuda na limpeza orgânica pós competição e no tratamento dos traumatismos desportivos.

O “Osteopathic Sports Lab” assume a direcção clínica do Riba d’Ave Hóquei Clube, evoluindo na 2° divisão do campeonato nacional de hóquei em patins em 2017/2018, apôs uma época na 1° divisão.


A osteopatia integra-se no tratamento multidisciplinar do atleta onde se torna fundamental a colaboração com treinadores, médicos, fisiatras, fisioterapeutas, recuperadores físicos, nutricionistas, podologistas ...